Faça aqui a sua busca

domingo, 1 de maio de 2011

1º de Maio - Dia Internacional do Trabalho


O SINDSEP/ZD cumprimenta todos trabalhadores(as) neste 1º de Maio, que tem um significado especial para todos nós. No dia 1º de Maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, o Congresso Operário de Baltimore decreta greve geral pelas 8 horas de jornada diária de trabalho. Dois dias depois a polícia reprime as manifestações e seis operários são mortos. A greve continua nos dias seguintes e a repressão aumenta com dezenas de mortos, sindicatos incendiados e milhares de trabalhadores são presos. Dois anos depois, oito dirigentes sindicais são condenados, sendo cinco à forca, dois à prisão perpétua e um a quinze anos de prisão. Em 1889, a central sindical AFL convoca nova greve geral para o 1º de Maio. Em 1890, como forma de homenagear esses trabalhadores, a II Internacional resolve convocar para o dia 1º de maio manifestações a favor da redução da jornada de trabalho que, a partir daí, tornou-se uma tradição para o movimento operário internacional. Em 1892, o processo contra os oito sindicalistas é anulado por comprovada fraude. Fruto dessa luta a classe trabalhadora se organizou evolui, tendo conquistas significativas.

Em Zé Doca, graças a nossa capacidade de organização, mobilização, conseguimos definr junto à Adminstração Municipal um calendário de pagamento para parte dos servidores, reajuste no abono salarial dos professores congelados a anos, resgatar alguns direitos do trabalhador/servidores públicos municipais, como a implementação, em 2007, do Estatuto do Servidor(lei de 1990), que no seu bojo existia algumas vantagens (quinquênios, licença-prêmio, auxílio natalidade, etc), um marco em nossas LUTAS; posteriormente tivemos mais uma conquista para os servidores da educação, que foi a elaboração e implementação do PCCR, que corrigiu distoções de anos desrespeito e exploração.

Sabemos que ainda temos muito a percorrer, temos convicção que nosssa atuação não foi suficiente para acabar com as disparidades no serviço público municipal existentes ao longo desses 23 anos de fundação de emancipação política de Zé Doca. Muito ainda precisa ser conquistado, como a implementação do PCCR de todos os servidores do Municipio, calendário de pagamento, o fim do assedio moral ainda presente em algumas repartições públicas municipais, organização efeitva nas concessões das licenças prêmios. Em fim, a luta pelo trabalho decente, digno para todos.

Por isso, neste 1º de Maio, que celebramos a luta de muitos(as) companheiros(as) que se sacrificaram para que chegassêmos nese patamar de organização da classe trabalhadores. Queremos homenagear você trabalhador(a) que constrói com a mão e esforço diário a luta por uma sociedade mais justa.
SINDSEP/ZD - Sindicatos dos Servidores Públiocs Municipais de Zé Doca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário