Faça aqui a sua busca

domingo, 9 de maio de 2010

Zé Doca, o trabalhador e o conhecimento.

Neste 1º de maio de 2010, quando ouço os professores de nosso município falar dos aumentos vindouros em seus salários, decorrentes das promoções e progressões é inevitável que a memória não me leve a lembrar do sindicato do Chicago, que no ano de 1886, iniciou uma greve geral pela jornada de trabalho de 8 horas diária, da qual resultou a morte de alguns sindicalistas e a criação dia do trabalhador.
Esta vitória que ora conseguimos, mostra-nos que o espírito de luta daqueles trabalhadores, do final do século 19, ainda persiste nos dias de hoje, em todas as lutas pela melhoria das condições de trabalho.
Esta vitória também traz a tona uma questão que sempre foi muito discutida entre os trabalhadores da educação: o conhecimento.
Muitos trabalhadores diziam que não que não valia apena estudar, pois o salário de um professor de nível médio e um professor graduado era igual. Agora esta injustiça começa a ser corrigida. E quem estuda mais, ganhará mais. Isto servirá como um incentivo para que todos os profissionais da educação busquem aumentar o seu nível de conhecimento.
É preciso lembrar que estamos iniciando a prolatada “era do conhecimento”, que exige uma qualificação permanente dos trabalhadores para a nossa permanência no mercado do trabalho.
Por fim, quero dizer que esta vitória é mais um dos frutos de nossa organização como trabalhadores. É preciso continuar na luta para conquistar mais vitórias. Que o espírito dos trabalhadores de Chicago nunca se apague de dentro de nós.
Um grande abraço e um bom dia do trabalhador.
Professor Edsandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário